Nesta semana, a secretária municipal da Educação, Onilda Barbosa, juntamente com a diretora da Escola Municipal Emiliano Perneta, professores e pais de alunos, se reuniram para discutir a implantação do ensino de tempo integral naquele estabelecimento escolar, já a partir deste ano letivo.
O objetivo foi ouvir os pais de alunos sobre as mudanças e principalmente mostrar a eles as vantagens, uma vez que as crianças permanecerão o dia todo na escola, onde, além das obrigações curriculares normais, desenvolverão uma série de outras atividades nas diversas oficinas culturais e esportivas que serão implantadas ao longo do ano. “Com o ensino de tempo integral a criança aprende mais e melhor. Isto é fato”, garante Onilda.
Entretanto, em função do pequeno espaço físico existente hoje na Escola Emiliano Perneta, a Secretaria da Educação se vê diante da necessidade de transferir para outra escola – a mais próxima possível – a sala de Educação Especial. “Na escola tempo integral os alunos desenvolvem atividades que vão muito além das práticas pedagógicas normais e, por isto, a necessidade dessa transferência”, explica a secretária. Já o ensino pré-escolar, que também seria transferido, será mantido com quatro horas diárias. A decisão foi tomada na reunião da última semana com os pais de alunos.
A diretora da escola, Jaqueline Rodrigues Pacheco, afirmou não ter dúvida no sucesso desse trabalho. “Da minha parte, farei todo o esforço possível e seu que a administração municipal é parceira da educação e que o objetivo é melhorar a vida dos alunos”, disse.
Já a professora Selma Gueres de Araújo, presidente da Associação de Pais e Mestres (APM) da Escola classificou a implantação do ensino tempo integral como “um prêmio” para a Escola Emiliano Perneta. Ela procurou tranqüilizar os pais, afirmando que “a mudança representa um avanço muito importante”. A professora também colocou a APM à disposição trabalhar junto com a direção da Escola e a Secretaria da Educação visando o sucesso dessa iniciativa.
A DISPOSIÇÃO DOS PAIS
A Secretaria Municipal da Educação esclarece que os pais que ainda não se convenceram ou não entenderam os objetivos da mudança, estão à vontade para matricularem seus filhos em outra escola. “Existem escolas próximas que ainda dispõem de vagas”, lembrou a secretária Onilda Barbosa.
A Emiliano Perneta é a segunda escola do município a contar com o benefício do ensino de tempo integral. A primeira foi a Escola Tempo Integral Rocha Pombo, que atende 120 alunos. Por determinação do prefeito Zeca Dirceu, todos os esforços devem ser feito por parte da Secretaria Municipal da Educação para que, até o final de 2008, pelo menos 50% dos 2.180 alunos matriculados nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental sejam beneficiados com ensino integral. “É uma meta que vamos buscar e tenho convicção de que alcançaremos”, diz Zeca.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário